Beatriz: a sorridente escudeira de Caíssa

Beatriz Ibrahim

Ela mistura duas paixões, a biologia e o xadrez, no canal do YouTube que leva seu nome: Beatriz Ibrahim. O entusiasmo de Beatriz com o xadrez é contagiante, o que tem certamente atraído muitas meninas e jovens como ela para o nosso nobre jogo.

Beatriz não se intimida frente a canais de mestres e grandes mestres com dezenas de milhares de inscritos, ela sabe que tem uma mensagem importante a transmitir, sabe da poderosa força do exemplo para meninas que estão começando hoje a jogar e podem ter seu exemplo para se espelhar.

Já vi vídeos dela falando sobre livros de xadrez, dando dicas importantes para iniciantes, analisando partidas que jogou etc. Cada um deles traz um amor pelo jogo que sem dúvida deixa Caíssa orgulhosa de sua devota!

1) Beatriz, fale um pouco sobre você, em especial aquilo que não tem a ver com xadrez.
Meu nome é Beatriz Rodrigues, tenho 21 anos e sou formada em Biologia. Amo os animais e tudo que envolve a natureza, além de trabalhar com isso, também sou professora de xadrez, árbitra e, às vezes, sou babá, sempre gostei de trabalhar com crianças.

2) Você conhecia o blog Lances Quase Inocentes (LQI)?
Conheço o blog há alguns meses e adquiri o livro ” O jogador que desejava perder” do Rewbenio, que também é autor do blog LQI.

3) Como você aprendeu xadrez e como esse jogo se tornou importante na sua vida?
Comecei a jogar xadrez com 6 anos e nesse mesmo ano fui campeã, depois disso foi só progresso, me encantei por esse esporte que é considerado o esporte da inteligência.
Hoje em dia sou professora de xadrez e árbitra da CBX.
Eu amo o que eu faço, me sinto realizada! Tudo isso graças ao xadrez!

4) Você compete ou competiu regularmente em torneios ao vivo, ou prefere eventos e partidas online?
Já joguei muitos torneios e já fui campeã várias vezes em torneios escolares. Hoje eu trabalho mais do que jogo, quando eu tenho um tempinho jogo torneios online.

5) Gerar conteúdo sobre xadrez é uma tarefa árdua, pois a audiência é bastante crítica e seletiva e o retorno ao tempo dedicado costuma ser baixo. Qual tua motivação para superar essas dificuldades e ter um hoje um canal consolidado de vídeos de xadrez?
Sempre quis unir minhas duas paixões, biologia e xadrez então por meio do YouTube vi que isso era possível. É muito difícil mas continuo seguindo porque sempre foi meu sonho.

6) Qual sua visão sobre a participação feminina no xadrez? Que medidas podem ser tomadas para incentivar ainda mais a participação das mulheres no xadrez?
É bem nítido que não há tanto interesse por parte do público feminino, podemos ver isso nos torneios. Como sou a única youtuber feminina de xadrez (no Brasil), sinto que é meu dever mudar um pouco isso, e é exatamente o que quero fazer. As mulheres precisam de mais apoio e incentivo, acho que isso é o começo de tudo.

7) Por que um canal no YouTube e não um blog?
O YouTube é uma das plataformas mais acessadas, foi por isso que decidi usá-lo como ferramenta para passar conhecimento.

8) Pode deixar uma mensagem final para os seguidores do teu canal e os leitores do LQI?
Quero agradecer ao blog por essa oportunidade e aos meus seguidores, que também são meus amigos. Obrigada pelo carinho e por sempre estarem do meu lado. Continuem nos acompanhando e viva o xadrez!!! Bjs, gratidão!!

***

Beatriz, obrigado pelo tempo que você dispensou para responder nossas perguntas! Grande abraço!

Autor: Rewbenio Frota

Engenheiro por formação e afinidade, escritor e enxadrista por devoção e teimosia. Alguém que deseja aprender (e ensinar aos meus filhos) como podemos viver bem neste mundo que muda a cada momento!

2 comentários em “Beatriz: a sorridente escudeira de Caíssa”

  1. Beatriz é uma excelente enxadrista, nosso duelo está bastante equilibrado. Seu canal no YouTube é muito bom, gosto muito dos seus videos!!!
    Parabéns pelo trabalho Beatriz e muito boa a matéria LQI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile