Fischer: 20 vitórias seguidas no Ciclo do Campeonato Mundial*

A fantástica série de 20 vitórias seguidas de Fischer, entre a 17ª rodada do Torneio Interzonal de Palma de Mallorca (1970) e a primeira vitória no Match Final do Torneio de Candidatos (1971) contra o ex-campeão mundial Tigran Petrosian, sempre me deixou fascinado.

Nos dias de hoje, seria fácil encontrar não somente as partidas, mas também as informações sobre rating performance e outros indicadores de desempenho, mas para um torneio de 1970 é difícil encontrar informações tão ricas. Felizmente existe o site Chessmetrics do Estatístico Jeff Sonas, onde ele divulga listas de rating (numa versão ligeiramente modificada do sistema ELO adotado pela FIDE) desde 1843! Isso é possível somente porque ele teve o trabalho de buscar resultados de partidas de diversos torneios e matches desde essa longínqua época.

Usando o rating estimado no site Chessmetrics para a época das 20 vitórias de Fischer, podemos fazer uma análise de seu desempenho no período.

Torneio Interzonal de Palma de Mallorca 1970 (últimas 7 rodadas), com títulos da época, ratings e ranking mundial da época estimados no site Chessmetrics
Neste torneio, Fischer venceu com 18,5 pontos em 23 rodadas 80% dos pontos possíveis), com uma performance de 2850.

Quadro de Classificação do Interzonal de Palma de Mallorca 1970


Match Fischer-Taimanov (¼ de final do VIII Torneio de Candidatos da FIDE) 1971

Na época, Taimanov tinha rating de 2731 e era o 9º do mundo. Fischer venceu o match pelo então inédito placar de 6-0 num torneio de candidatos! Fischer teve uma performance de 2870, segundo o Chesmetrics!

Foto da 6ª partida, após 13. … Cf5 (fonte)

Match Fischer-Larsen (Semi-final do VIII Torneio de Candidatos da FIDE) 1971

Na época, Larsen tinha rating de 2752 e era o 3º do mundo, além de ser um dos poucos ocidentais com bom escore contra Fischer, inclusive tendo vencido a partida entre eles no Interzonal de 1970. Fischer venceu o match novamente pelo aviltante placar de 6-0! Fischer teve uma performance de 2887, segundo o Chesmetrics!
Escolha de cores na 1ª partida (fonte)

Match Fischer-Petrosian (Final do VIII Torneio de Candidatos da FIDE) 1971

Um momento da 1ª partida  (fonte)

Na época, Petrosian tinha rating de 2738 e era o 6º do mundo. Este post vai somente até a primeira partida, quando Fischer completou a 20ª vitória seguida (ou a 19ª se desconsiderarmos o abandono de Panno). Petrosian teve o mérito de encerrar a série histórca de Fischer com uma vitória na 2ª partida do match. No final, Fischer venceu a disputa por 6,5-2,5, com uma performance de 2805.


Balanço final: 20 vitórias em 20 partidas contra um rating médio de 2705, uma performance de 2995! Algo nunca mais visto nos demais ciclos de campeonatos mundiais.


*Originalmente publicada neste blog em 2011, mas apagada acidentalmente. Por muito tempo  foi a postagem mais acessada do blog.


Compartilhe: http://bit.ly/FischerXadrez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile