Um enxadrista brasileiro em Edimburgo

Estava sumido por alguns dias neste blog, mas por um bom motivo: estive a trabalho em Edimburgo, Escócia, e não perdi a chance de conhecer algo sobre o xadrez de lá.

O Clube de Xadrez de Edimburgo não é o único dedicado ao xadrez na cidade, mas é o mais antigo de lá e, também, um dos mais antigos da Europa! O clube já teve várias sedes desde sua fundação, em 4/11/1822, e está na sede atual desde 1922.

Caixa de correio na porta do clube.

Fui ao clube na noite dos visitantes, terça (9/8/2011), por volta das 19:30, e já havia um outro jogador tocando a campainha do clube, mas parecia não haver ninguém lá dentro.

Conversei um pouco com ele, que se mostrou muito simpático, e fiquei sabendo que se tratava do candidato a mestre (CM) Paul Roberts. Ele estava ali naquela noite justamente para se filiar ao clube, pois queria dedicar-se mais seriamente ao jogo nesta temporada 2011/2012 (assim como no futebol, a temporada dos torneios de clubes de xadrez europeus começa no segundo semestre dum ano e só termina no ano seguinte).

A conversa com Paul estava já chegando ao fatídico momento do “pois é”, quando fomos salvos pela chegada do zelador do Clube, que abriu a sala de jogos e nos convidou a entrar.

A parte frontal da sala de jogos do Clube de Xadrez de Edimburgo
A parte frontal da sala de jogos
Boletins de resultados de torneios recentes e antigos 
Há alguns quadros antigos, com cenas de xadrez
Os fundos do salão de jogos
Muitos, muitos livros (não perguntei do que se tratava a foto acima da estante)
Alguns relógios de xadrez antigos (ou mesmo bizarros)

Depois de registrar algumas fotos, convidei o CM Roberts para algumas partidas rápidas (5 min para cada jogador) e, infelizmente, não consegui vencê-lo. Ele joga muito bem, estilo parecido com o do nosso amigo Neri Silveira*. Percebi que ele tem um forte conhecimento de aberturas e joga bem rápido, o que é essencial no xadrez relâmpago.

Um visitante após perder pelo menos 7 partidas de xadrez relâmpago (foto de Paul Roberts)

Como souvenir, peguei uma cópia das regras de conduta do clube, as mesmas desde 1911.

Para quem quiser repetir a visita, o clube está situado no coração da Cidade de Edimburgo:

O endereço é Alva Street nº 1. É um prédio residencial. O clube é no primeiro andar. Existe um sistema de interfone com o nome do clube nele. Eles sugerem aos não membros fazer visitas às terças, a partir das 19:30.

♚♕♝♘♜♙

5 comentários em “Um enxadrista brasileiro em Edimburgo”

  1. Luiz, infelizmente não pedi ao zelador para tirar uma foto minha com o CM Roberts. O zelador era um cara meio abusado e estava perdendo para uma menininha de uns 10 anos, então não quis incomodar. hehehe

  2. Muito legal esse clube! Parece com o a Federação do Rio. As fotos realmente ficaram muito boas! Rewbenio, vc não tirou foto com o Paul Roberts?
    abraço

  3. Obrigado meu amigo e mestre Ari Maia. É sempre bom poder compartilhar com essa querida comunidade enxadrística as impressões que temos, sejam daqui ou de longe. Grande Abraço

  4. Rewbênio, você tem uma sensibilidade pra coisas boas como poucos no xadrez brasileiro. Obrigado por nos brindar com as imagens e informações. Nesse ano, 1822, o Brasil tinha acabado de fazer a sua independência.
    Ari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile